Shares

A tosse é frequente na infância, sendo um dos principais motivos de recursos aos serviços de saúde.

Trata-se de um mecanismo de defesa importante, responsável pela eliminação de secreções. Pode estar presente no decurso de inflamação ou infeção ou, mais raramente, por presença de corpo estranho nas vias respiratórias.

A tosse pode ser produtiva (tosse com expectoração) ou não-produtiva (tosse seca). As crianças mais jovens têm dificuldade em expelir as secreções através da tosse, têm tendência a engolir as secreções, podendo expeli-las através do vómito. As secreções acumuladas na árvore respiratória podem sentir-se pela palpação do peito.

É importante estar atento às características das secreções, nomeadamente a cor, quantidade, odor e presença de sangue.

Outros sinais ou sintomas que acompanhem a tosse devem ser vigiados. Se a criança apresentar um ou mais dos seguintes sinais de alerta, deve ser observada por u médico.

Sinais de Alerta

  • Falta de ar / dificuldade respiratória
  • Sibilância / pieira (gatinhos)
  • Febre elevada
  • Vómitos persistentes
  • Tosse prolongada, superior a 3 semanas
  • Recusa alimentar

A terapêutica da tosse nas crianças deve ser indicada de acordo com a origem e causas da tosse. Não há evidência do benefício no tratamento da tosse de grande parte da medicação de venda livre (expectorantes, antitússicos). Os medicamentos não devem ser utilizados sem prescrição médica, especialmente em crianças com menos de 2 anos de idade.

A tosse com maior intensidade raramente ultrapassa os 3 a 4 dias. Se a criança apresentar tosse súbita, por aspiração de um corpo estranho, deve dirigir-se a um serviço de urgência. Se apresentar dificuldade respiratória deve então contactar o 112. Em situações de obstrução total da via aérea (a criança não esboça qualquer som, está com asfixia ou lábios cianosados), deverá aplicar a manobra de Heimlich (em crianças com idade superior a 1 ano), ou percussões com a mão nas costas, entre as omoplatas (em crianças com idade inferior a 1 ano), caso esteja familiarizado com estas manobras.

Shares