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No dia Mundial da Diabetes alertamos para a consciencialização da escolha alimentar que fazemos, tendo em conta o valor nutricional dos alimentos que consumimos e a da informação que os rótulos nos transmitem.

Realizar uma alimentação equilibrada, reduzindo a ingestão de gordura, sal e hidratos de carbono contribui para a manutenção de um bom controlo da glicemia, assim como o colesterol, triglicéridos, pressão arterial e peso. E, desta forma diminuir o risco de aparecimento de outras complicações.

É aconselhável uma alimentação equilibrada não só para pessoas com Diabetes mas também para prevenir o seu aparecimento. Torna-se mais fácil fazer escolhas saudáveis se estivermos informados sobre a constituição dos alimentos que adquirimos. Os rótulos representam a identidade dos produtos que designam, revelam o nome do alimento, a sua constituição, o valor nutricional, entre outras informações. Sendo muito importante a sua correta leitura e interpretação, bem como estar atento a determinadas expressões e designações, tais como:

  • Por porção/ por 100 gr: por vezes os valores nutricionais descritos nos rótulos não correspondem ao produto no seu todo mas sim a uma parte ou porção. Por exemplo por 100 ml ou por 100 g ou por porção. Ou seja, o valor nutricional presente no rótulo pode não corresponder à quantidade de alimento que consumir
  • Ordem = quantidade: a ordem pela qual são descritos os ingredientes de cada alimento deve corresponder à quantidade em que estão presentes. Por exemplo se o primeiro ingrediente descrito for água, significa que é o constituinte em maior quantidade
  • Açúcar escondido: por vezes encontram-se diferentes designações para o açúcar presente nos alimentos, descritos nos seus rótulos. Se encontrar estes nomes nos rótulos do alimento que está a consumir, então está a consumir açúcar: Glicose, Glucose, Sacarose, Fructose, Lactose, Maltose, Dextrose, Maltodextrinas, Xarope de açúcar, Xarope de Agave, Xarope de milho, Xarope de arroz, açúcar mascavado,açúcar invertido, Mel, Melaço
  • Baixo teor de Sal: um produto tem baixo teor de sal quando não contiver mais de 0.12g de sódio, ou o valor equivalente de sódio/sal, por 100 g ou por 100 ml
  • Alimentos Light: o termo light não indica necessariamente que o produto contém menos açúcar na sua constituição, mas sim que sofreu uma redução de pelo menos 30% de um nutriente, que pode ser por exemplo: gordura, açúcar ou proteína.
  • Sem adição de açúcar: indica que não foi adicionado açúcar ao alimento, no entanto pode conter açúcar presente naturalmente, como é o caso da fruta, que contém frutose.

O Descodificador de rótulos

A Direcção Geral de Saúde sugere a consulta e utilização de um cartão – Descodificador de rótulos – que ajuda na comparação dos valores nutricionais (gordura, gordura saturada, açúcares e sal) aconselhados por 100 ml ou 100 mg e os produtos que escolhemos no momento da compra, ou quando estamos a cozinhar.

  • Opte por Alimentos de Categoria Verde
  • Modere o consumo de Alimentos de Categoria Amarela
  • Evite o consumo de Alimentos de Categoria Vermelha

Aproveite para levar o descodificador de rótulos consigo quando for às compras, para fazer escolhas conscientes e adequadas. Opte por uma alimentação mais saudável, variada e equilibrada. Lembre-se também da importância do consumo de água no seu dia-a-dia.

Referências Bibliográficas:

  • Direcção Geral de Saúde, 2015- Nutrimento – O AÇÚCAR ESCONDIDO NOS ALIMENTOS, Website: https://nutrimento.pt/noticias/diferentes-formas-que-podemos-encontrar-acucares-nos-alimentos/
  • Direcção Geral de Saúde, 2015- Nutrimento – Descodificador de rótulos. Website: https://nutrimento.pt/noticias/descodificador-de-rotulos/
  • Associação Portuguesa dos nutricionistas, 2017, Rotulagem Alimentar. Website: http://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Rotulagem.pdf
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