Shares

A terapeuta da fala Marta Santos, profissional de saúde que dá consultas na Cintramédica, fala-nos sobre o impacto que as otites têm na aquisição dos sons da fala das crianças.

A audição é um dos sentidos mais importantes para a aquisição da linguagem e da fala. Quando há uma otite há falta de audição na perceção dos sons da fala. Uma otite média cria surdez na frequência dos sons da fala.

De acordo com estudos recentes, até aos 5 anos 50% das crianças com otite média tem falta de audição na frequência dos sons da fala, mas em muitos casos a otite média pode ser silenciosa e nem os pais nem a criança se apercebem que há falta de audição. A

o nível da linguagem a criança ouve de uma distorcida e descrimina palavras parecidas. Ao nível da articulação os principais erros são substituições, omissões ou em alguns casos até pode haver a adição de um som.

Na Cintramédica encontra um acompanhamento adequado para o seu filho, que o vai ajudar a desenvolver a fala e a capacidade linguística.

A Nossa Saúde é uma rubrica Cintramédica que convida os vários especialistas na área da saúde a falarem sobre determinado tema.

Marque a sua consulta Conheça o profissional

Shares