Shares

Na edição de março do Jornal Daqui (jornal regional do concelho de Mafra) o grande destaque vai para a entrevista ao nosso administrador, Dr. Carlos Marques, onde fala sobre a abertura da nova clínica Cintramédica em Mafra.

Leia a entrevista na íntegra aqui:

1 – O que levou a Cintramédica a apostar na abertura de uma clínica no concelho de Mafra?
As origens da Cintramédica remontam a 1982, altura em que os seus fundadores instalaram, em Sintra, o primeiro Laboratório de Análises Clínicas dessa Vila.
Em 2004 surgiu a possibilidade de agregar, num único local, os vários serviços de saúde que se encontravam dispersos por Sintra e concentrá-los num novo espaço. Surgia nessa região a primeira clínica a oferecer exames complementares de diagnóstico de Imagiologia, entre os quais Ecografias, TAC´s, Ressonância Magnética, exames de Cardiologia, serviços de Fisioterapia com profissionais experientes e instalações acima da média, para além de um vasto número de especialidades médicas e terapêuticas. No mesmo edifício onde se encontram todos estes serviços, está também instalado o maior Laboratório de Análises Clínicas da linha de Sintra e o único Laboratório de Anatomia Patológica quer desse Concelho como dos Concelhos limítrofes.
Muitos dos clientes da Cintramédica são habitantes da região de Mafra que há vários anos nos pediam uma expansão da nossa atividade a essa região, tendo em conta que a distância a Sintra ou a Lisboa é significativa para os mafrenses.
Este “pedido” nunca foi descurado e sempre esteve presente nos objetivos deste grupo de saúde, que nutria pelo concelho de Mafra um carinho especial, não apenas pela proximidade geográfica mas também pela quantidade de mafrenses que escolhem os nossos serviços.

2 – Que serviços vão disponibilizar?
Neste ano de 2019 a Cintramédica Mafra vai disponibilizar, Análises Clínicas e da recolha de produtos para Anatomia Patológica, exames de Radiologia, Mamografia, Ortopantomografia, Ecografia geral, e exames no âmbito da Cardiologia, tais como Eletrocardiogramas, Provas de Esforço, Holter, MAPA e as Ecografias Cardíacas. Começará ainda a disponibilizar algumas consultas médicas de diversas especialidades segundo as necessidades que se verifiquem.

3 – A Cintramédica é já uma referência na área da saúde no concelho de Sintra. No entanto em Mafra está agora a começar a dar os primeiros passos. Para que as pessoas possam conhecer melhor a Cintramédica, pode-nos falar um pouco do grupo, como nasceu, cresceu, que serviços presta e onde está situada?
Tal como referi anteriormente, a Cintramédica tem a sua principal clínica em Sintra, e apesar de ter também outras pequenas clínicas na região de Sintra, a nova clínica de Mafra passa imediatamente a ocupar o 2º lugar em termos de importância e dimensão. Temos também clínicas em Mem-Martins, no Cacém, Estoril, Ericeira e em Cascais, nem todas sob a marca Cintramédica. Estamos ainda presentes em mais de uma dezenas de locais através dos postos de recolha de produtos para análises clínicas no concelho de Sintra e nalgumas localidades do concelho de Cascais.
Trata-se de um grupo de saúde regional e de gestão familiar, que sempre se focou no desenvolvimento dos serviços da própria região e na melhoria das condições de vida dos seus conterrâneos, seja na oferta de saúde como de empregabilidade. É um grupo que se pauta pela humanidade da sua gestão e pela proximidade com as pessoas, apostando continuamente na melhoria, desenvolvimento e na inovação, acreditando firmemente que esta não tem necessariamente de ser exclusiva dos grandes grupos nacionais e das multinacionais.

4 – O que difere a Cintramédica da concorrência?
A Cintramédica é uma empresa familiar constituída por pessoas que nasceram e foram criadas em Sintra, que conhecem os seus habitantes e as necessidades do concelho. Uma família empenhada em contribuir para o desenvolvimento e crescimento do concelho de Sintra.
Sendo um pequeno grupo familiar que dá muita importância à qualidade dos serviços prestados, bem como à realização profissional dos colaboradores. Por ser familiar não visa o lucro como um fim em si mesmo, no entanto o lucro que advém da sua atividade surge naturalmente graças à opção que os clientes fazem diariamente pelos serviços deste grupo. Obviamente que sendo um pequeno grupo familiar não tem a capacidade de investimento dos grandes grupos de saúde, pelo que todos os investimentos que faz são muito bem pensados pois é preciso ponderar muito bem o retorno ou não de cada decisão, bem como as mais valias que gera para as pessoas que trabalham connosco.
Na seleção de colaboradores procuramos ter presente além das qualidades técnico-profissionais dos candidatos e de preferencialmente ser habitante local, as situações económicas frágeis, certos que esta valorização gera mais valias para a pessoa, para a empresa e para a sociedade.
O que nos difere é o serviço de proximidade e o empenho em servir a comunidade. A concorrência é essencial para estimular a Cintramédica na melhoria dos cuidados que presta, motivar a excelência e a inovação.

5 – Estão previstos novos investimentos/espaços no concelho de Mafra?
Os investimentos que iremos fazer, a curto prazo, são naquela que será a Cintramédica – Ericeira, uma clínica com as valências de Radiologia, Análises Clínicas e algumas consultas médicas de especialidade.
Este local que atualmente funciona com outra denominação, terá em breve a imagem renovada e os melhoramentos necessários para prestar um serviço de qualidade aos utentes que nos procuram naquela maravilhosa Vila.

Entrevista concedida ao Jornal Daqui | Ano VII | Nº 125 | Março de 2019

Shares