Shares

Para aprender a cuidar da sua voz e a mantê-la saudável a Cintramédica preparou um conjunto de dicas:

Hidrate-se – A ingestão de água auxilia na fluidificação das secreções, evitando acumulação das mesmas. Contribui também para hidratação das pregas vocais (também conhecidas como cordas vocais), melhorando o seu funcionamento.

Cuidado com o que ingere – Evite Bebidas e alimentos muito frios ou muito quentes. Evite alimentos que lhe provoquem refluxo gástrico. Faça refeições frequentes ao longo do dia, evitando refeições pesadas.

Use microfone e aqueça a voz – Se prevê esforçar a voz, prepare-a e utilize equipamento sonoro que permita poupá-la ao máximo.

Use a sonoridade natural da sua voz – Gritar, berrar ou sussurrar provoca tensão nas pregas vocais.

Utilize a respiração em prol da voz – Inspirar fundo tranquilamente antes de começar a falar e inspirar novamente antes de ficar em esforço, sem reserva expiratória.

Dê atenção à sua postura quando fala – Determinadas posturas provocam tensão nas pregas vocais, como por exemplo falar com o pescoço esticado, em hiper extensão.

Adote bons hábitos de sono – Um sono reparador contribuirá para o descanso da sua voz.

Dê atenção à sua voz – Se sentir alterações, repouse a voz. Se não melhorar procure um profissional de saúde especializado.

 

Sinais de Alerta

Persistência ou progressão nas alterações da voz associada ou não a dores de garganta, dificuldade em engolir, dor nos ouvidos, palpação de massas no pescoço.

Shares