Shares

As Dores da Coluna Vertebral representam uma das causas mais comuns de recorrência aos serviços de saúde. A dor lombar afeta cerca de 80% da população geral, pelo menos uma vez na vida, e pode estar associada a fatores mecânicos, sistémicos ou psicossociais.

Geralmente, a dor lombar leva à redução do nível de atividade física e de mobilização com receio de piorar a dor. No entanto, esta redução a longo prazo leva à perda de força muscular, diminuição da transmissão neuromuscular e consequentemente à diminuição do equilíbrio e controlo motor. Para além das consequências a nível físico, a diminuição da capacidade motora pode contribuir para uma maior dependência e assim afetar a autoestima e confiança da pessoa na realização das atividades do dia a dia.

O Exercício físico desempenha um papel essencial na prevenção da dor:

    • Aumenta o fluxo de sangue contribuindo para a eliminação de substâncias tóxicas
    • Liberta endorfina – hormona com função analgésica que produz sensação de bem-estar e conforto
    • Inibe a transmissão de estímulos nociceptivos (de transmissão de dor) a nível de medula
    • Auxilia no aumento de amplitude de movimentos, flexibilidade, força e resistência, contribuindo para um aumento de confiança e redução de ansiedade

A realização de exercícios para ativar a região lombar irá contribuir para a redução do risco de lesões mecânicas. Indicamos exemplos de exercícios que pode realizar em casa, trabalhando apenas com o corpo.

Realizar exercício físico diariamente com regularidade e intensidade crescente irá contribuir para a saúde da sua coluna vertebral, prevenindo o aparecimento de lombalgias.

No caso de já apresentar dor lombar sendo acompanhado por um profissional de saúde, confirme qual o exercício físico adequado a realizar.

Outras dicas

    • Evitar repouso total na cama, se necessário por aconselhamento médico deve mudar frequentemente de posição
    • Não manter a mesma posição durante longos períodos de tempo. Levante-se, sente-se, caminhe, faça alongamentos.
    • Ao levantar objetos pesados do chão, use as pernas – fletir as pernas, agachando-se.
    • Se sentir dor na região lombar, procure profissionais de saúde especializados para obter o tratamento mais indicado à sua condição.
Mantenha-se ativo, previna a dor.

 

Referências bibliográficas

Shares