Shares

A Nossa Saúde é uma rubrica Cintramédica que convida os vários especialistas na área da saúde a falarem sobre determinado tema.

A Dra. Susana Fernandes é médica de Reumatologia na Cintramédica e fala-nos sobre a Fibromialgia, os seus principais sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.

A Fibromialgia é uma doença reumática crónica e corresponde a uma síndrome de amplificação dolorosa. Os sintomas da Fibromialgia estão relacionados sobretudo com a dor difusa, que habitualmente é explicado pelos doentes como uma sensação de gripe, uma sensação de queimação pelo corpo todo. O doente tem uma dor a nível cervical, a nível lombar, nos ombros, nos cotovelos, nas ancas, nos joelhos e portanto é uma dor que afeta localizações acima e abaixo da cintura, à esquerda e à direita portanto generalizada.

O diagnóstico da doença é feito com uma colheita pormenorizada dos sintomas do doente que denomina-se de anamnese ou história clínica, todos os sintomas são sugestivos deste síndrome fibromialgico ou da fibromialgia e para além disso é possível constatar no doente uma palpação dolorosa de determinados pontos a que se chamam pontos de hiperalgesia que são os pontos que estão presentes com maior dor.

Na Cintramédica encontra médicos especialistas no tratamento da fibromialgia, assim como os meios necessários para a realização de um diagnóstico preciso e eficaz.

Marque a sua consulta Conheça o profissional

Shares