Shares
Teste rápido da gripe!

O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica disponibiliza aos seus clientes o teste rápido para o diagnóstico da gripe. Este teste deteta o Virus Influenzae dos tipos A, B e A (H1N1).
O teste é realizado nas secreções respiratórias, colhidas no nariz com uma zaragatoa.
O laboratório disponibiliza o resultado em cerca de 30 minutos, quando realizado na clínica Cintramédica da Portela de Sintra, e em poucas horas quando realizado nos diferentes postos de colheitas.

O que é a gripe?

A gripe é uma doença aguda viral, provocada por um de três tipos de Vírus Influenza – A, B ou C, que afeta principalmente as vias respiratórias. Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. No entanto, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

Nos anos mais recentes a maior atividade gripal tem sido observada entre os meses de Dezembro e Fevereiro.

Como se transmite a gripe?

O vírus da gripe é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expulsas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas, com o vírus, por exemplo através das mãos.

Quais os sinais e sintomas da gripe?

 

sintomas gripe

 

Constipação ou gripe?

Os vírus na origem da gripe e da constipação são diferentes. A constipação trata-se de uma infeção das vias respiratórias superiores provocada sobretudo pelo vírus Rhinovirus, e geralmente é ligeira.

Ao contrário da gripe, os sintomas da constipação são limitados às vias respiratórias superiores (nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça). Na constipação raramente ocorre febre alta ou dores no corpo.

gripe vs constipacao

 

Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?

Os dois tipos de gripe são causados por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e podem ser confundidos. Os vírus do tipo A, apresentam atualmente dois subtipos A(H1N1) e A(H3N2).

Como se diagnostica?

O diagnóstico é essencialmente clínico, através da identificação dos sintomas e sinais. No entanto, em casos de idosos com doença crónica, grávidas e crianças é importante o diagnóstico definitivo da gripe, através do isolamento do vírus e da sua identificação. Os testes laboratoriais de diagnóstico de gripe podem ser realizados através da análise de secreções respiratórias. As amostras devem ser recolhidas nos primeiros 4-5 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Os mais recentes testes de diagnóstico rápido permitem confirmar a doença em sensivelmente 30 minutos.

Vacinação

A vacinação contra a gripe é a principal medida preventiva e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e possíveis complicações. A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos
  • Grávidas
  • Profissionais de saúde
Shares