Shares

O regresso às aulas deste ano, em contexto de pandemia de COVID-19, é motivo de preocupação para os pais e educadores de mais de 1,6 milhões de crianças que regressaram entre 14 e 17 de setembro à escola. Há uma nova realidade e regras de segurança a cumprir, assim como muitas questões que podem criar alguma ansiedade nos pais, crianças e professores.

 

Regresso às aulas em segurança

Voltar à escola a meio de uma pandemia obriga a cuidados acrescidos. Além do material escolar, há um novo acessório que todas as crianças, a partir do 2º ciclo, devem levar para a escola: a máscara. E o melhor é mesmo levarem uma de reserva, guardada num recipiente fechado. Para a que o seu filho leva posta e a de reserva, boa ideia será escrever o nome e turma da criança, de modo a que estas sejam sempre “pessoais e intransmissíveis” aos outros colegas.
Há também uma série de regras importantes a discutir em casa para que não sejam apanhados desprevenidos neste regresso às aulas:

  • Distanciamento social de pelo menos dois metros. Se tal não for possível usar máscara nestas situações;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução com álcool;
  • Uso da máscara obrigatório para todas as crianças a partir do 2º ciclo do ensino básico e para todos os adultos no recinto escolar exceto para beber, comer ou para praticar exercício físico;
  • Etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, cobrindo a boca e nariz com a máscara, com o cotovelo ou com um lenço de papel que deve ser imendiatamente descartado.

 

Mantenha-se informado sobre as novas rotinas na escola

Neste regresso às aulas há, naturalmente, muitas dúvidas sobre as novas rotinas. Cada estabelecimento de ensino tem um Plano de Contingência que será acionado caso haja um caso suspeito de COVID-19. Informe-se sobre quais as regras de segurança e conduta e faça questão de falar com o seu filho sobre elas. Privilegie os contactos digitais com a escola e participe nas reuniões com a escola e professores. Não hesite em pedir à escola o Plano de Contingência para conhecer todas as regras da escola do seu filho. Pode também ler o referencial das Orientações do Ano Letivo 2020/2021 da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Direção-Geral da Educação e Direção-Geral da Saúde de modo a estar informado sobre as principais diretrizes oficiais traçadas para que tudo corra bem neste regresso às aulas.

 

Higiene do sono

O estabelecimento de horários para deitar no regresso às aulas é essencial nas várias fases de desenvolvimento da criança. Manter uma boa higiene do sono, em quantidade e qualidade, é fundamental para assegurar a retenção do que foi aprendido na escola, para a concentração, memória e comportamento. Recordamos o número de horas recomendadas pela Sociedade Portuguesa de Pediatria[i] para cada grupo etário:

– Dos 3 aos 5 anos: 10 a 13 horas;

– Dos 6 aos 13 anos: 9 a 11 horas;

– Dos 14 aos 17 anos: 8 a 10 horas.

Além das horas recomendadas, é importante criar hábitos saudáveis que contribuam para uma noite bem dormida. Neste aspeto, é importante investir numa rotina consistente de comportamentos. Seja em criar uma sequência previsível para pais e filhos (tomar banho, jantar, ir para o quarto, ler/ ouvir música calma) ou em ter no quarto um ambiente calmo, escuro e de temperatura amena.
Também fundamental é evitar a utilização de equipamentos eletrónicos até uma hora antes de dormir ou beber bebidas ou alimentos estimulantes (Coca-Cola, Ice Tea, chocolate) várias horas antes de adormecer.

 

Marque a sua consulta de Pediatria

Neste período de regresso às aulas é essencial que não deixe de consultar o seu médico Pediatra. A Cintramédica tem Unidades de Pediatria nas Clínicas de Sintra, S. João do Estoril e também por videoconsulta.

Consulte os nossos horários e faça já a sua marcação online.

 

 

Referências bibliográficas:

  • https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/referencial-escolas-controlo-da-transmissao-de-covid-19-em-contexto-escolar-pdf.aspx
  • https://apoioescolas.dge.mec.pt/sites/default/files/2020-07/Orienta%C3%A7%C3%B5es%202020_2021.pdf
  • https://www.cuf.pt/mais-saude/regresso-escola-em-seguranca
  • https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/coronavirus/in-depth/returning-safely-to-school-covid-19/art-20490441
  • https://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+matriculados+total+e+por+n%c3%advel+de+ensino-1002
  • https://www.spp.pt/noticias/default.asp?IDN=10928&op=2&ID=132
  • http://criancaefamilia.spp.pt/promocao-de-saude/utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-m%C3%A1scaras-em-idade-pedi%C3%A1trica-durante-a-pandemia-a-covid-19.aspx
  • http://criancaefamilia.spp.pt/media/130234/SPS-Folheto-COVID-e-parentalidade-2_4_2020.pdf
  • https://raisingchildren.net.au/toddlers/sleep/understanding-sleep/sleep-learning
  • https://www.sleepfoundation.org/articles/children-and-sleep
Shares