Shares

A postura que adotamos no local de trabalho, e mais particularmente ao computador, pode ser decisivo na saúde musculoesquelética, sobretudo em tempos de pandemia e teletrabalho. No segundo trimestre de 2020, e de acordo com dados do INE, mais de um milhão de portugueses adotou o teletrabalho. Em 2021 o Instituto Nacional de Estatística ainda não produziu estudos que contemplem o segundo confinamento, mas é expectável que os números se aproximem desta ordem de grandeza. 

A maioria das pessoas em teletrabalho está, pelo menos, oito horas por dia em frente ao computador, sem esquecer que este equipamento também pode ser utilizado nas horas de lazer. Um mínimo de oito horas em condições que podem ser bem diferentes do que temos a uma secretária na empresa. Trabalham com um portátil no colo, no sofá, ou mesmo na cama, com consequências para a saúde musculoesquelética. É por isso importante prevenir estas lesões adotando a postura correta em frente ao computador. Fique a saber como se deve sentar e estratégias de prevenção para proteger a saúde dos seus ossos e articulações. 

 

8 Dicas para uma postura correta

O Terapeuta Miguel Moço, responsável pelo serviço de RPG (Reeducação Postural Global) da Cintramédica, dá-lhe as dicas para uma postura correta ao computador.

1- Procure trabalhar sempre numa mesa e cadeira. Evite posturas em que esteja dobrado ou desalinhado com o seu ângulo de visão (como sentado no sofá com o portátil no colo) e sem apoio de braços. Ao sentar-se na cadeira sente-se bem atrás, com as costas bem apoiadas e a bacia encostada atrás.

2- Coloque os pés e joelhos numa posição neutra, à largura das ancas. Evite cruzar as pernas. Recorra a um banco para conseguir um ângulo de 90° nos seus joelhos.

3- Garanta que o assento da cadeira está ao nível da rótula, de maneira a que o joelho faça um ângulo de 90°. 

4- Ajuste o encosto da cadeira à coluna, de modo a obter um alinhamento de 90° entre o tronco e as ancas. Os ombros devem estar igualmente alinhados com as ancas.

5- Se possível, prefira uma cadeira com apoio de braços.

6- Coloque o teclado na posição horizontal, com o rato de lado, de modo a que os punhos estejam numa posição neutra.

7- Eleve o monitor ao nível dos olhos, recorrendo a uma caixa, à torre do computador ou mesmo uma resma de papel para fazer altura. O objetivo é ficar com a cabeça direita e a cervical alinhada quando olha para o monitor.

8- Evite estar longos períodos na mesma posição. Aproveite para se levantar e fazer alguns alongamentos ou exercícios para ativar os músculos.

 

Marque a sua consulta de RPG na Cintramédica

Passar muitas horas à secretária pode trazer problemas como dor lombar, cervical ou no ombro. Com o passar do tempo, estas condições podem evoluir para um diagnóstico de dor crónica. A RPG (Reeducação Postural Global) é um método de avaliação e diagnóstico que permite melhorar a respiração e a postura, assim como definir a causa da dor ou a patologia inerente. Marque a sua sessão de RPG  na Cintramédica.

Miguel Moço

Revisão científica de Miguel Moço, Terapeuta de RPG (Reeducação Postural Global) na Cintramédica

 

Marcação Online

Shares