Shares

O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica já tem disponível a análise para a COVID-19, por método de RT-PCR, realizada a partir da saliva. O recurso a esta amostra tem inúmeros benefícios para os clientes, mantendo toda a sensibilidade característica do método RT-PCR, considerado como a referência para o diagnóstico da COVID-19.


Colheita por saliva – método não invasivo

O diagnóstico da COVID-19 é realizado a partir de amostras do trato respiratório superior ou inferior. A maior parte dessas amostras é obtida por métodos de colheita relativamente invasivos, tecnicamente exigentes e desconfortáveis para o paciente.

A possibilidade de utilizar a saliva para a pesquisa do vírus SARS-CoV-2 foi recentemente aprovada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e oferece o mesmo rigor de diagnóstico que a tradicional zaragatoa nasofaríngea e orofaríngea, com a vantagem acrescida do conforto e facilidade de colheita.


A quem se destina?

A análise a partir da saliva está indicada sobretudo no contexto do rastreio comunitário, podendo ser utilizada em:
– Crianças;
– Pessoas com traumatismos e desvios no septo nasal;
– Doentes crónicos sujeitos a testagem regular;
– Grupos profissionais que sejam submetidos frequentemente a testes à COVID-19.

Por se basear numa amostra fácil de recolher, o teste de saliva pode aumentar significativamente a capacidade de testagem da população e promover a realização de testes rigorosos em locais como escolas, empresas, instituições de saúde, aeroportos e lares.


A mesma eficácia e maior conforto

O avanço do conhecimento científico sobre a COVID-19 e os inúmeros estudos realizados à escala mundial, demonstraram que a utilização da saliva para a análise de RT-PCR é um bom método alternativo à zaragatoa tradicionalmente utilizada. Vários estudos já identificaram a presença de vírus SARS CoV-2 na saliva, fruto de uma migração dessas partículas ao longo do trato respiratório. Esta amostra, colhida na língua e na cavidade oral, demonstrou conter RNA do vírus SARS CoV-2 em qualidade suficiente para a deteção viral por RT-PCR e com elevadas taxas de sensibilidade e especificidade.

Por outro lado, para o cliente, a recolha de saliva é muito mais confortável, retirando muito do estigma existente na colheita por zaragatoa, facilitando a testagem e aumentando a capacidade de controlo da pandemia.


Marque a sua Análise PCR COVID-19 na saliva

O Laboratório de Análises Clínicas Cintramédica disponibiliza a análise de PCR COVID-19 na saliva, em todos os seus locais de testagem COVID-19, assim como ao domicílio.

Faça já a sua Marcação Online de forma rápida, eficaz e confortável.

Shares